Minha lista de blogs

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nasce o coletivo “Sempre PT”

Nasce o coletivo “Sempre PT”



Coletivo "Sempre PT" e convidados
Com o objetivo de contribuir com os rumos do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, o coletivo “Sempre PT” organizou um jantar para cerca de 30 convidados, entre filiados, ex-filiados e simpatizantes do PT. Entre os convidados estavam o vice-govenador eleito Washington Luiz, o secretário estadual de Finanças do PT, Mundico Teixeira e o presidente diretório municipal Fernando Silva.  
Num clima de confraternização de Natal e fim de ano, os presentes ouviram e expuseram a sua opinião sobre a iniciativa do coletivo, que foi elogiada por todos.  
O dirigente estadual do PT, Chocolate, fez a abertura do evento e afirmou que seria o primeiro de uma série de ações que o coletivo pretende realizar durante todo o ano de 2011.  
“Este é um primeiro momento, de muitos que ainda teremos. Vamos trabalhar juntos na construção de um PT mais forte. Por isso convidamos o nosso vice-governador para estar aqui conosco compartilhando deste pensamento”, disse Chocolate.  

Vice-governador eleito ladeado por Chocolate, o empresário Manoel Francisco, Robert Lobato e César Soares
O bancário e dirigente petista de Pinheiro, César Soares, reforçou as palavras de Chocolate acrescentando que o partido deve superar a atual fase de autofagia e a lutas internas que, além de prejudicar a imagem do PT junto à sociedade, impedem do PT crescer qualitativamente no estado.  
“Estamos aqui reunidos para inaugurar uma nava fase no PT do Maranhão e superar a prática de autofagia e lutas internas que impedem do partido crescer no nosso estado. Temos a responsabilidade de ajudar o PT do Maranhão reescrever a sua história”, disse.  
Em verdade, o objetivo do encontro é abrir espaço para o dialogo visando a construção de propostas para fortalecer o partido no Estado. O grupo também destacou que outro objetivo deste encontro é buscar encerrar o clima de discórdia e às vezes até mesmo de autofagia entre os grupos. 
Participaram ainda do evento, o professor Roberto Mauro Gurgel, o advogado Marcelo Barros, Mariana Nascimento, Ricardo Ferro, o jurista Flávio Braga, o presidente do PT de Pinheiro Filipe Ângelo e o empresário Manoel Francisco. Por conta de uma agenda na Fetaema, o deputado Valdinar Barros não pode comparecer ao jantar. No entanto, o deputado petista mandou avisar, através da coordenação do grupo, que estar de acordo com essa movimentação em busca da unidade partidária. 
DIRIGENTES E O VICE-GOVERNADOR ELEITO 


O vice-governador eleito Washington Luiz entre os presidentes Fernando Silva (São Luis) e Filipe Gabriel (Pinheiro)
O vice-governador eleito Washington Oliveira agradeceu ao convite para participar do evento e disse ter ficado feliz com a iniciativa deste grupo em buscar buscar o diálogo como forma de fortalecer o partido no Estado. Washington ressaltou ainda que este é o momento de esquecer as brigas internas e trabalhar na construção de um partido forte e unido.  
“Estou muito feliz em participar deste encontro. Sinto que está sendo dado um passo importante para mudar os rumos do partido no Estado. Precisamos estar unidos para darmos a nossa contribuição no governo do Estado e também ajudar a nossa presidente Dilma Roussef”, declarou Washington Oliveira  
O presidente do diretório de São Luis, Fernando Silva, por sua vez, destacou que “este é o momento de olhar para frente e seguir adiante, buscando sempre o diálogo, pois apenas desta forma o partido poderá dar corpo aos seus projetos no Estado”.  
Na mesma linha, o secretário estadual de Finanças, Mundico Teixeira, disse que “a iniciativa do coletivo é importante para que o PT possa dar um passo rumo à unidade partidária mínima necessária para que volte a ter um ambiente de discussões e disputas democráticas”.  
O COLETIVO  
O coletivo “Sempre PT” parte do princípio de que existe um fato concreto, qual seja: hoje o PT está no governo de forma institucional através do vice-governador Washington Luiz, e não tem sentido o partido se recusar a enfrentar essa realidade que, diga-se de passagem, conta com a chancela do diretório nacional, o presidente Lula e da presidenta eleita Dilma Rousseff. Ou seja, não será através do clima de beligerância entre as diferentes forças internas, que o partido contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa para os maranhenses.  
Ressalta-se que antes mesmo das eleições deste ano, um grupo de petistas já vinha discutindo sobre como parar com essas brigas internas e levar o partido para um campo mais produtivo. Disputam internas são legítimas, mas o que vem ocorrendo no PT nos último anos ultrapasa qualquer barreira do bom senso, e só trouxe prejuízos ao nosso partido. 
Esse coletivo se propõe a contribuir com o conjunto do PT de forma solidária, democrática e autônoma. Não será um grupo fechado e nem se negará a discutir com quaisquer forças políticas interna que, igualmente, desejam escrever uma nova página na história do PT maranhense.

Minha observação: 
Tudo que o PT do precisa é ter um poucode juizo. O problema é que com a profissionalização da política partidaária, os bojetivos políticos deixaram de ser a prioridade para os filiados dos partidos, ficando os mesmos lutando é pra conseguir uma forma de ganhar algum dinheiro com a militancia na política. Esse é o ponto que faz com que o PT tenha se igualado aos outros partidos.

O coletivo é interessante. Mas sabe-se que vai lutar paraver se consegue sobreviver no governo Roseana, que mata um filiado do PT por dia.

Desejo boa soere para os idealizadores.

Nenhum comentário: