Minha lista de blogs

domingo, 12 de dezembro de 2010

CORDEL E CANTORIA DE VIOLA: MANIFESTAÇÃO CULTURAL ANTIGA QUE MUITOS GOSTAM


                                                                          Aureliano dos Santos

"Repente (conhecido também como desafio) é uma tradição folclórica brasileira cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso – a criação de versos "de repente".
O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e seu canto costuma ser acompanhado de instrumentos musicais.

Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada; acompanhado do violão, denomina-se Cantoria".(http://pt.wikipedia.org/wiki/Repente).

Em Timon temos como principal represente deste estilo o Cordelista e poeta AURELIANO DOS SANTOS OLIVEIRA (Aureliano dos Santos), (fotos acima dele e de exemplares de sua produção), é timonense nato. Iniciou sua carreira como violeiro em 1983, quando realizou sua primeira apresentação em 12 de fevereiro de 1983, fazendo dupla com a poetisa LUZIA FALÇÃO. A chamada cantoria de pé de parede. Recebe esse nome por que os cantadores, sempre em dupla, sentam-se em bancos no pé da parede e colocam uma bandeja na frente  para os apreciadores colocarem suas contribuições.
São muitos os apreciadores da cantoria, mas o movimentos  ainda é pequeno e pouco incentivado pelo poder público. No município tem a Secretaria de Cultura, mas não um projeto que possa incentivar os violeiros da cidade.  A secretaria, que já foi Fundação,  nunca teve autonomia.  Nas festas realizadas na cidade, tais como Zé pereira, Carnaval, Folguedos, festejos religiosos,  festa afro-brasileiras e muitas outras, ficam diluídas dentro das diversas secretarias. A ponto da população não conseguir saber quem esta provendo ou de visualizar as festas da cultura e das outras secretarias.  Vejo isso como um ponto muito negativo no que diz respeito à administração da cultura no município. Essa pratica é adotada por todos os governantes que já passaram peã prefeitura de Timon ao longo de sua história.
Outro ponto que se pode ver é aplicação do conceito de cultura pelas equipes que assumem a Secretaria:  para muitos a cultura é vista como conhecimento científico ou as produções classificadas como eruditas. Um exemplo pratico  pode ser visto na música, onde as músicas apreciadas pelos timonenses não contam da valorização do Secretaria de Cultura. 
O povo de Timon gosta muito de forró, o que já levou a cidade a ser segundo lugar no forro no Brasil. Mas os governos nunca  se quer fizeram uma publicação destacando isso. Todas as bandas que surgiram na cidade são fruto do trabalho de seus donos.
No caso dos violeiros, em 2001e 2002, o secretario de Cultura colocou os mesmos para se apresentarem nos eventos da Prefeitura e todas as festas promovidas pela secretaria eram animadas por artistas da terra. O atual secretário realizou um festival de violeiros.Mas o Secretário não conseguiu mais recursos para manter as demais edições do festival.
Os violeiros estão tentando criar uma entidade para representá-los, mas enquanto isso não se concretiza vão para Teresina. Onde tem uma associação que mantém a casa do contador e um programa de TV e de Rádio.

Nenhum comentário: