Professora Uerly Queiroz é entrevista por Elias Lacerda, veja entrvista na integra.
Depois de entrevistar a candidata a vice de Edivar Ribeiro, a petista Dalva, o blog do Elias Lacerda agora traz agora uma entrevista com a vice de Alexandre Almeida, a também petista professora Uerli Queiroz (na foto ao lado). Veja o que pensa a candidata sobre administração pública, forças políticas locais e o imbróglio inédito a que se meteu o partido dela, o PT, que num ato inédito indicou duas candidatas a vice nesta eleição de Timon.
1º) Blog – Diante do convite para ser candidata a vice-prefeita na chapa do candidato a prefeito Alexandre Almeida (PSD), a senhora se sente preparada rumo ao novo desafio nas urnas?
Profª Uerly Queiroz - Sinto-me preparada e confiante de que nesse pleito os eleitores de Timon têm na candidatura do Alexandre Almeida, como prefeito, e na minha, Uerly Queiroz, como vice-prefeita, o melhor caminho para nossa cidade trilhar rumo ao desenvolvimento social sustentável, à transparência na política de governo e a um governo voltado principalmente para atender aos anseios das populações menos favorecidas da sociedade.
2º) Blog – O Partido dos Trabalhadores – PT foi alvo de críticas nos últimos dias pelo fato de indicar duas candidatas a vice-prefeita em coligações diferentes. Como a senhora vê essa questão polêmica até então nunca vista na política timonense?
Profª Uerly Queiroz – A política em Timon passa por um momento de renovação que é o que representa a coligação PT e PSD, e isso tem despertado em certos grupos políticos a adoção de estratégias políticas desesperadas que visam confundir a cabeça do eleitor. Nossa coligação PT/PSD é o resultado das decisões favoráveis dos encontros municipais do PT de Timon e do diretório estadual, a outra coligação não encontra nenhuma base legal. Nós ganhamos democraticamente da tese que defendia a aliança com o PMDB, o nome apreciado, votado e eleito para representar o partido na chapa majoritária foi o de Uerly Queiroz e a sociedade timonense acompanhou todo esse processo. O partido possui um estatuto que deve ser respeitado e obedecido. Nós seguimos as regras, o outro grupo não, portanto não possui consistência jurídica.
3º) Blog – A coligação PSD/PT é a que tem mais jovem tendo o deputado Alexandre Almeida (PSD) na cabeça de chapa e a senhora na condição de vice. O PT está “amadurecido” para ajudar governar Timon nos próximos quatro anos?
Profª Uerly Queiroz – Para nós do PT que fazemos parte da coligação “Timon é Daqui Pra Frente”, o sonho de governar Timon está acima de interesses pessoais, lutamos por uma causa em prol da coletividade e, nesse sentido, o PT está pronto para prestar a sua contribuição. Queremos uma cidade onde todos possam participar das decisões sobre os investimentos públicos e fiscalizar os serviços prestados pela Prefeitura. Uma cidade onde esses serviços sejam suficientes e eficientes, geridos de forma moderna e transparente. Vamos trabalhar para construção de uma cidade mais agradável, justa e com inclusão social, pois ela é nosso núcleo mais forte depois da família. É na cidade que as pessoas nascem, moram, estudam, trabalham e se divertem. Nela, tudo o que o poder público faz afeta diretamente nossas vidas.
Daí a responsabilidade do governante, que deve gerir o município de forma planejada e articulada com a sociedade civil organizada, estabelecendo parcerias com diferentes seguimentos da comunidade e com os governos estadual e federal.
4º) Qual é a avaliação que a senhora faz sobre alguns colegas de partido que participam diretamente ou indiretamente do atual governo municipal?
Profª Uerly Queiroz – Acredito que em todas as categorias há os que lutam com ideais e os que se deixam levar por circunstâncias momentâneas e interesses pessoais. Todos nós somos motivados por razões criadas e construídas ao longo dos acontecimentos, o que nos motiva neste momento é a certeza de que não podemos retroceder, não devemos permanecer com governantes que desrespeitam a Constituição, uma vez que não garantem os direitos básicos dos cidadãos, pois atrasam salários, não cumprem a lei de responsabilidade fiscal em relação, por exemplo, aos recursos destinados à educação, saúde, saneamento básico e infraestrutura, não estabelecem um plano diretor condizente com as reais necessidades do município, por tudo isso Timon precisa mudar, a população não admite mais os desgovernos de gestores do passado, nem pretende repetir nestas eleições os mesmos erros, e tem em suas mãos a real possibilidade da mudança, votando na coligação PT/PSD.
5º) – Blog - Dentro do processo de modernização da máquina administrativa, o PT tem ideias que possam contribuir para o crescimento sustentável da cidade de Timon, no tocante a geração de novos empregos?
Profª Uerly Queiroz – No que se refere a emprego e renda a mudança de que necessitamos inclui ações que explorem as oportunidades atuais, reforcem nossas vocações econômicas tradicionais e impulsionem novas frentes de geração de renda e emprego. Nossa cidade deve integrar-se às ações regionais e buscar articulações sólidas e duradouras com os governos estadual e federal e, por meio de políticas integradas e inovadoras, alavancar as potencialidades de nossos jovens, homens e mulheres. O compromisso de um governo de mudança, portanto, é fazer nossa cidade crescer em ritmo de Brasil, de forma econômica e ambientalmente sustentável, rompendo, assim, com a inércia paralisante que nos governa atualmente.
6º) – Blog - Os governos do presidente Lula e da Dilma fizeram investimentos em Timon nestes últimos 10 anos. A senhora como petista histórica vai lutar por mais recursos para serem investidos em novas obras e programas sociais?
Profª Uerly Queiroz – Os programas federais foram idealizados pelo governo petista para descentralizar os investimentos públicos, buscando erradicar a pobreza e desta forma construir um país mais humano e igualitário. Dentre os programas podemos citar o bolsa família, PETI, CRAS, PAC, Luz para todos, Minha casa minha vida.
As últimas administrações de Timon receberam elevados recursos públicos federais e, no entanto, muito pouco foi efetivamente concretizado em benefício da população, basta sair às ruas, olhar a cidade, para perceber que pouco foi feito.
Agora a coligação PT/PSD alcançando a vitória nessas eleições e chegando à prefeitura de Timon naturalmente o diálogo entre o município de Timon e o governo federal continuará facilitado, como hoje, pois o Governo Dilma, como o Governo Lula, investe maciçamente nas cidades. Acredito que a mudança será na aplicação de recursos, que acontecerá feito de verdade, iremos, sem dúvidas, lutar por recursos e projetos que possam ser, de forma responsável efetivamente implementados. Porém, o diferencial de nossa administração será a transparência, a população saberá quanto entra e como serão gastos os recursos em Timon.
7º) Os dois candidatos da situação e oposição representam grupos políticos que já experimentaram o poder em Timon. Que avaliação você faz deles?
Profª Uerly Queiroz – Ao longo desses vinte anos, os sucessivos governos municipais não têm conseguido dar a esta cidade desenvolvimento econômico sustentável e nem tampouco têm sido atendidas, de forma razoável, as necessidades básicas como as de saneamento, saúde, educação. A cidade tem vivido abandonada e a população sem alternativa política. Afinal precisamos acabar com esse acordo dos dois grupos políticos. Analise comigo, vamos chamar o grupo do passado de 1º grupo e o atual de 2º grupo; o 1º grupo ao longo de sua historia adquiriu cinco mandatos, criando a cultura de eleger familiares; governou a cidade por 8 anos, elegeu um deputado federal e um deputado estadual, atualmente tem mandato de deputado estadual. O 2º continuou a tradição do 1º grupo também adquiriu cinco mandatos, administra a cidade há oito anos, já teve deputada estadual, elegeu deputado federal por dois mandatos. Por isso a Prefeitura não suporta custear a vaidade de eleger parentes com o orçamento público. Assim, o tempo já mostrou a cartilha do 1º grupo foi reutilizada pelo 2º e Timon já está mais do que nunca preparado para as mudanças profundas que a situação requer e que nossa candidatura representa.
8º) Blog – Qual é o ponto mais crítico da atual gestão do governo da prefeita Socorro Waquim (PMDB)?
Profª Uerly Queiroz – Não é fácil apontar um só ponto crítico, pois são vários. Mas, é muito evidente a falta de compromisso com as políticas sociais que se refletem na educação com altos índices de evasão e repetência escolar, na saúde pública, que se encontra defasada e carente de equipamentos e medicamentos de uso quotidiano, na dificuldade da população de acesso a água potável, mesmo nos bairros mais populares de Timon.
9 º) Blog – Tem um recado especial para os eleitores timonenses, especialmente os jovens?
Profª Uerly Queiroz - Nos jovens está a esperança, vivemos e lutamos por um mundo melhor para nossos filhos, para os idosos, para os mais pobres e especialmente para os jovens. O país está passando por grandes transformações econômicas e sociais e tudo isso traz para os jovens grandes oportunidades profissionais e melhor qualidade de vida, mas essa conjuntura favorável é decorrente de uma maior consciência política do povo brasileiro, e, ao jovem, cabe a enorme responsabilidade de manter o país nesse caminho promissor por meio de sua participação democrática ativa.
É com o propósito de apresentar uma alternativa para a cidade de Timon, que lançamos a coligação PSD/PT (Alexandre e Uerly Queiroz) para a prefeitura de Timon.
Fonte: http://www.portalaz.com.br/blogs/elias_lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário