Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Washington Luiz cercou-se da turma a que ontem chamava de canalha Ou: os picaretas que diziam amar Zé Reinaldo, amar Jackson e agora amam a oligarquia

O vice-governador Washington Luiz até há pouco tempo, antes de pedir carteirinha da oligarquia a Sarney, dizia ter verdadeiro horror à turma que hoje o cerca. É uma turma cujo tom se nivela com o meio-fio. Só para se ter uma ideia, entre eles há aqueles que até resolveram refazer a biografia de Sarney. Sem falar nos que acreditam ter o poder de pautar a governadora Roseana Sarney. Estes últimos vão da indicação de nomes para secretários de governo a incentivo à governadora para que trate de dar pito em deputado.

Eu os denominei de sarnopetistas. Eles sobem no salto quando a palavra surge na internet. Daqui, morro de rir e, claro, trato de tapar o nariz quando eles desembestam a escrever contra quem diz haver uma oligarquia no Maranhão. Eles se dizem de esquerda, o que, convenhamos, é muito justo.
Os mais exaltados, diga-se logo, são os que têm o caráter mais torto. Escrevem (num português de dar inveja ao gramático Lula) conforme interesses pessoais. Em palavras ásperas, só para falar como eles: dizem o que dizem para tentar levar um por fora. Mas, na verdade, não passam de pobres diabos, a quem a bajulação, a falta de ética e a pusilanimidade não renderam bons dividendos.
Quando o governador era José Reinaldo Tavares, em 2006, sobretudo, e comandava a oposição aos Sarney, essa turma só tratava Roseana Sarney de Rosengana. Subiam em postes para esbravejar contra a oligarquia (na época admitiam a existência da oligarquia) e jogavam reputações na lama (Washington Luiz foi uma das vítimas), desde que o sujeito mostrasse que ali havia canalhas sem remissão.
Pois bem, Roseana Sarney ganhou no TSE a vaga de governador, ocupada por Jackson Lago, a quem diziam tratar-se de um deus. Foi o suficiente para só verem defeitos na oposição ao sarneísmo. Trataram de mudar de lado. Antes, porém, escreveram loas à oligarquia (negando haver oligarquia), afinal, como justificariam chamar de santo a quem no dia anterior chamavam de diabo!
Hoje alguns deles perambulam por blogues com uma ferocidade digna de cangaceiro. Dizem que foram a vida inteira contra Sarney, mas Sarney não é bem assim… Como eles imaginavam. Vai-ver não tinha o bigode que tem nem pintava os cabelos.
Difícil não sentir náusea, porque amanhã, se a oposição vier a ganhar o Governo do Estado, na maior cara de pau eles estarão a dizer que sempre foram contra a oligarquia. Daí que hoje eles escrevem querendo demonstrar imparcialidade (fingem defender a verdade, como se a verdade não tivesse lado), já deixando o caminho batido, afinal, sabe como é que é, vai que os Sarney perdem o poder.

Blog do Roberto Kenard

Nenhum comentário: