A principal questão, no entanto, foi a manifestação de repúdio às atitudes autoritárias do gerente regional Maurício Ângelo da Silva, que de forma recorrente, tem perseguido a categoria, provocando assédio moral contra a educadores.
Segundo os trabalhadores timonenses, a insatisfação é unânime no que se refere à gestão de Maurício Ângelo da Silva. Para isso, foi solicitado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que sejam adotadas medidas administrativas cujo intuito é estancar os atos abusivos do gerente.
Na assembléia foi destacado também temas como férias e trabalho aos sábados. No que se refere às férias, os educadores reclamam que o gestor regional vem trabalhando desde julho do ano passado, para reduzir os 45 dias garantidos por lei. Naquele mês, houve apenas 15 dias de descanso. Agora, ele quer conceder apenas 15 dias.
Outra insatisfação discutida pela categoria é quanto ao trabalho aos sábados. Os servidores reclamam que são forçados a desenvolver suas atividades neste dia da semana, onde segundo eles, não é encontrada justificativa para tal alteração no calendário escolar.
O SINPROESEMMA esteve representado na assembléia por intermédio do presidente Júlio Pinheiro e pelo secretário de Comunicação, Júlio Guterres. Na ocasião, Júlio Pinheiro discorreu sobre o processo de negociação entre o Sindicato e o governo estadual quanto à elaboração, aprovação e implantação do Estatuto do Educador.
Sobre o movimento a favor da substituição do gestor educacional, Pinheiro observou a necessidade de mudança, haja vista os trabalhadores sentirem-se prejudicados pelas atitudes abusivas e desnecessárias. “Cabe à secretária de educação Olga Simão tomar uma providência o mais urgente possível”, disse ele, ao tempo que orientou os manifestantes quanto ao encaminhamento de documento à Seduc.
Os diretores do SINPROESEMMA aproveitaram a oportunidade para visitarem as novas instalações do Sindicato naquela regional.
Na assembleia foi aprovada uma moção de repúdio, cuja íntegra segue abaixo.
MOÇÃO DE REPÚDIO E PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS
As (os) trabalhadoras (es) da rede pública estadual de educação do Estado do Maranhão, da Regional de Timon, reunidas(os) em assembléia geral, realizada no dia 27 de janeiro de 2011, manifestam REPÚDIO às atitudes autoritárias do gerente Maurício Ângelo da Silva que, de forma recorrente, tem perseguido professoras (es) e patrocinado ASSÉDIO MORAL contra a categoria docente da referida regional.
Manifestam ainda, insatisfação com a gestão do Sr. Maurício Ângelo da Silva, ao tempo em que solicitam à Secretaria Estadual de Educação que sejam adotadas medidas administrativas visando estancar os atos abusivos do sobredito gerente.
Manifestam ainda, insatisfação com a gestão do Sr. Maurício Ângelo da Silva, ao tempo em que solicitam à Secretaria Estadual de Educação que sejam adotadas medidas administrativas visando estancar os atos abusivos do sobredito gerente.
Timon, 27 de janeiro de 2011.
Texto enviado por Silamr Braga Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário