O petista Washington Luiz de Oliveira tem sua trajetória política marcada pelo compromisso com a classe trabalhadora e com os mais pobres. Por isso foi escolhido pelo seu partido para ser o companheiro de chapa da governadora Roseana Sarney na coligação o Maranhão Não Pode Parar. A chapa teve grande êxito e Roseana, tendo Washington Luiz como seu vice-governador, foi eleita no primeiro turno.
Natural de Várzea Alegre (CE), Washington Luiz fez parte da resistência ao regime militar chegando a militar na clandestinidade após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Radicado no Maranhão desde 1973, passou a integrar as lutas sociais e populares do estado principalmente nas pautas relacionadas à educação e à saúde.
Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ingressou no serviço público e passou a ter atuação marcante no movimento sindical. Washington foi fundador e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep-MA), além de diretor da Confederação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais (Condsef).
No PT, Washington Luiz presidiu o diretório estadual do partido por dois mandatos, coordenou no Maranhão a Campanha Lula Presidente de 2002 e foi membros por outros dois mandatos do seu Diretório Nacional. Entre 2008 e 2009, foi assessor especial da Secretaria - Geral da Presidência da República, que tem como titular o ministro Luis Dulci.
Em 2009, Washington Luiz voltou a assumir uma cadeira na Câmara Federal onde ficou até abril de 2010. Neste período lutou junto com agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, pela aprovação do plano de cargos e carreiras da categoria. Apresentou um pacote de emendas em benefício do serviço público federal, lutou pela aprovação da PEC 300/08, que cria um piso salarial para os policiais e bombeiros militares com base na remuneração do Distrito Federal, que é a maior do País. Washington também é um dos autores do projeto Ficha Limpa.
Washington Luiz nasceu no dia 24 de dezembro, é casado com Maria Alzira Lima de Oliveira, tem duas filhas, Clarissa e Mariana, e um casal de netos, Luiza e Davi.
Fonte: Site do Governo do Estado do Maranhnhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário