O mundo só não é bom por que EU sou ruim. Porém, EU é que começo. (Prof. Brito)
Minha lista de blogs
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
O chefe da Unidade Regional da Educação do Estado, professor Maurício Ângelo, foi o vencedor do primeiro turno das eleições do Partido dos Trabalhadores em Timon. A eleição aconteceu durante todo o dia de ontem (22/11). 262 filiados compareceram para votar. 23 deles votaram em branco e três anularam seus votos.
Quatro chapas disputaram as eleições para o Diretório Municipal do partido no município. Confira como ficou a votação abaixo:
Maurício Ângelo – 80
Dalva – 76
Elivan- 59
Tico do PT- 37
Como não obteve a maioria absoluta dos votos, Maurício Ângelo vai enfrentar no segundo turno a professora Dalva, quando será definido o novo presidente do partido em Timon. O segundo turno acontecerá no próximo dia seis de dezembro.
A vitória de Maurício Ângelo tendo na segunda colocação a professora Dalva é também uma conquista das alas mais alinhadas com o governo municipal e o PMDB estadual. Tanto o primeiro colocado que hoje ocupa cargo no estado quanto a segunda mais votada, representam grupos que pregam a permanência de uma aliança com Socorro Waquim e por conseqüência Roseana Sarney.
Votação para estadual
Já a eleição para o diretório estadual do partido surpreendeu muita gente. O vitorioso foi Edimilson Carneiro, candidato ligado ao secretário Estadual de Trabalho, José Antonio Helluy. Confira abaixo como ficou a votação em Timon para o diretório estadual do partido:
Edimilson Carneiro – 135
Monteiro – 59
Augusto Lobato – 36
Bira do Pindaré - 10
PED -2009 - RESULTADOS DO MARANHÃO
PED/PT: uma avaliação inicial
O primeiro turno do PED/PT-MA transcorreu dentro de uma rara tranquilidade, considerando o clima de permanente tensão que permeia as relações internas das forças políticas que integram o PT maranhense.
Nenhum problema de maior gravidade foi identificado durante o processo eleitoral petista nesse primeiro turno. O partido mostrou que continua com uma militância interessada pela discussão política e que boa parte dos filiados deseja vê o PT fincado na trajetória coerente de luta, ao lado dos movimentos sociais e de oposição às forças conservadoras do estado, sobretudo à oligarquia Sarney.
A disputa entre os companheiros Raimundo Monteiro e Augusto Lobato é interessante do ponto de vista da realidade política que tem caracterizado a disputa no PT desde que o partido chegou ao poder central, e teve que se submeter à lógica do sistema político-eleitoral vigente no país caracterizada por uma bagunça partidária generalizada, relação fisiológica com o Congresso Nacional, partidos enfraquecidos etc.
A disputa Monteiro x Lobato é a expressão clara do debate que insiste permanecer na sociedade entre aqueles que desejam superar e derrotar o sarneysismo e aqueles que acreditam que o grupo Sarney é importante para manter a governabilidade lá em cima, lá no planalto, muito distante das nossas angústias e sofrimentos aqui em baixo, na planície.
Pela realidade expressada a partir das urnas petistas no primeiro turno do PED, as forças políticas ligadas à Dutra, Bira, Lobato e Rodrigo Comerciário, terão uma margem de vantagem sobre as demais forças simpáticas à coligação com o PMDB. Ou seja, as forças contrárias à aliança com o grupo Sarney farão a maioria dos delegados que definirão a política de alianças e tática eleitoral do partido para 2010.
Dos 175 delegados ao Encontro Estadual do PT, as correntes anti-PMDB terão cerca de 55% dos crachás, isto é, uma razoável folga sobre os delegados que tenderão a votar pela coligação com o PMDB. Vale ressaltar, porém, que há vários companheiros ligados à candidatura de Raimundo Monteiro que divergem da tese pró-PMDB, o que pode causar baixas em termos de votos de alguns dos seus delegados nessa questão específica.
Outra grata revelação que esse primeiro turno do PED deixa é consolidação do companheiro Bira do Pindaré como jovem e promissora liderança do partido. Os mais de 2.600 votos conquistados pelo candidato da chapa Unidade Petista (até ontem à noite) são prova inconteste que a militância do partido deseja oxigenar o PT e superar a já desgastadas polarização entre as principais lideranças da, digamos, antiga geração de petistas. Isso sem esquecer de outra grata liderança que também surge a partir do primeiro turno do PED que é companheiro Rodrigo Comerciário.
No próximo dia 06 de dezembro será o segundo turno do PED. Agora é escolher entre Raimundo Monteiro e Augusto Lobato. Seja quem vencer para presidente do partido, terá que representar um PT sabendo que não será possível levá-lo para uma coligação com o PMDB. Essa tese foi derrotada pela base do partido! Seja Monteiro, seja Augusto, o fato é que o partido terá que escolher um caminho que mais se aproxime do seu ideário rebelde, popular, democrático e socialista.
Independente do resultado do segundo turno, o PED já tem um grande vencedor: a militância do PT. Isso é muito bom!
PED/PT: 97% dos municípios apurados
A apuração dos votos do PED, primeiro turno, está chegando ao final. Agora a pouco foi divulgada a primeira parcial do dia já consolidado 172 municípios, 97%, do total.
Raimundo Monteiro (Construindo um Novo Maranhenses) e Augusto Lobato (Permanecer na Luta) diputarão o segundo turno. Raimundo Monteiro possui 4.307 votos, Lobato já contabiliza 3.162 votos seguido por Bira do Pindaré com 2.648 votos. Vamos aos números gerais.
Os números para presidente são:
Augusto Lobato: 3.162 votos
Bira do Pindaré: 2.648 votos
Edmilson Carneiro: 926 votos
Françuila: 607 votos
Raimundo Monteiro: 4.307 votos
Rodrigo Comerciário: 997 votos
Votação das chapas:
Renovar é Preciso (Rodrigo Comerciário): 950 votos
Unidade Petista (Bira do Pindaré): 1.949 votos
Permanecer na Luta (Augusto Lobato): 1.062 votos
Em Defesa da Nossa História (Dutra): 2.428 votos
A Força que Vem da Base (Edmilson Carneiro): 1.150 votos
Construindo um Novo Maranhão (Raimundo Monteiro): 3.777 votos
Construindo a Mudança (Françuila): 578 votos