O mundo só não é bom por que EU sou ruim. Porém, EU é que começo. (Prof. Brito)
Minha lista de blogs
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
O chefe da Unidade Regional da Educação do Estado, professor Maurício Ângelo, foi o vencedor do primeiro turno das eleições do Partido dos Trabalhadores em Timon. A eleição aconteceu durante todo o dia de ontem (22/11). 262 filiados compareceram para votar. 23 deles votaram em branco e três anularam seus votos.
Quatro chapas disputaram as eleições para o Diretório Municipal do partido no município. Confira como ficou a votação abaixo:
Maurício Ângelo – 80
Dalva – 76
Elivan- 59
Tico do PT- 37
Como não obteve a maioria absoluta dos votos, Maurício Ângelo vai enfrentar no segundo turno a professora Dalva, quando será definido o novo presidente do partido em Timon. O segundo turno acontecerá no próximo dia seis de dezembro.
A vitória de Maurício Ângelo tendo na segunda colocação a professora Dalva é também uma conquista das alas mais alinhadas com o governo municipal e o PMDB estadual. Tanto o primeiro colocado que hoje ocupa cargo no estado quanto a segunda mais votada, representam grupos que pregam a permanência de uma aliança com Socorro Waquim e por conseqüência Roseana Sarney.
Votação para estadual
Já a eleição para o diretório estadual do partido surpreendeu muita gente. O vitorioso foi Edimilson Carneiro, candidato ligado ao secretário Estadual de Trabalho, José Antonio Helluy. Confira abaixo como ficou a votação em Timon para o diretório estadual do partido:
Edimilson Carneiro – 135
Monteiro – 59
Augusto Lobato – 36
Bira do Pindaré - 10
PED -2009 - RESULTADOS DO MARANHÃO
PED/PT: uma avaliação inicial
O primeiro turno do PED/PT-MA transcorreu dentro de uma rara tranquilidade, considerando o clima de permanente tensão que permeia as relações internas das forças políticas que integram o PT maranhense.
Nenhum problema de maior gravidade foi identificado durante o processo eleitoral petista nesse primeiro turno. O partido mostrou que continua com uma militância interessada pela discussão política e que boa parte dos filiados deseja vê o PT fincado na trajetória coerente de luta, ao lado dos movimentos sociais e de oposição às forças conservadoras do estado, sobretudo à oligarquia Sarney.
A disputa entre os companheiros Raimundo Monteiro e Augusto Lobato é interessante do ponto de vista da realidade política que tem caracterizado a disputa no PT desde que o partido chegou ao poder central, e teve que se submeter à lógica do sistema político-eleitoral vigente no país caracterizada por uma bagunça partidária generalizada, relação fisiológica com o Congresso Nacional, partidos enfraquecidos etc.
A disputa Monteiro x Lobato é a expressão clara do debate que insiste permanecer na sociedade entre aqueles que desejam superar e derrotar o sarneysismo e aqueles que acreditam que o grupo Sarney é importante para manter a governabilidade lá em cima, lá no planalto, muito distante das nossas angústias e sofrimentos aqui em baixo, na planície.
Pela realidade expressada a partir das urnas petistas no primeiro turno do PED, as forças políticas ligadas à Dutra, Bira, Lobato e Rodrigo Comerciário, terão uma margem de vantagem sobre as demais forças simpáticas à coligação com o PMDB. Ou seja, as forças contrárias à aliança com o grupo Sarney farão a maioria dos delegados que definirão a política de alianças e tática eleitoral do partido para 2010.
Dos 175 delegados ao Encontro Estadual do PT, as correntes anti-PMDB terão cerca de 55% dos crachás, isto é, uma razoável folga sobre os delegados que tenderão a votar pela coligação com o PMDB. Vale ressaltar, porém, que há vários companheiros ligados à candidatura de Raimundo Monteiro que divergem da tese pró-PMDB, o que pode causar baixas em termos de votos de alguns dos seus delegados nessa questão específica.
Outra grata revelação que esse primeiro turno do PED deixa é consolidação do companheiro Bira do Pindaré como jovem e promissora liderança do partido. Os mais de 2.600 votos conquistados pelo candidato da chapa Unidade Petista (até ontem à noite) são prova inconteste que a militância do partido deseja oxigenar o PT e superar a já desgastadas polarização entre as principais lideranças da, digamos, antiga geração de petistas. Isso sem esquecer de outra grata liderança que também surge a partir do primeiro turno do PED que é companheiro Rodrigo Comerciário.
No próximo dia 06 de dezembro será o segundo turno do PED. Agora é escolher entre Raimundo Monteiro e Augusto Lobato. Seja quem vencer para presidente do partido, terá que representar um PT sabendo que não será possível levá-lo para uma coligação com o PMDB. Essa tese foi derrotada pela base do partido! Seja Monteiro, seja Augusto, o fato é que o partido terá que escolher um caminho que mais se aproxime do seu ideário rebelde, popular, democrático e socialista.
Independente do resultado do segundo turno, o PED já tem um grande vencedor: a militância do PT. Isso é muito bom!
PED/PT: 97% dos municípios apurados
A apuração dos votos do PED, primeiro turno, está chegando ao final. Agora a pouco foi divulgada a primeira parcial do dia já consolidado 172 municípios, 97%, do total.
Raimundo Monteiro (Construindo um Novo Maranhenses) e Augusto Lobato (Permanecer na Luta) diputarão o segundo turno. Raimundo Monteiro possui 4.307 votos, Lobato já contabiliza 3.162 votos seguido por Bira do Pindaré com 2.648 votos. Vamos aos números gerais.
Os números para presidente são:
Augusto Lobato: 3.162 votos
Bira do Pindaré: 2.648 votos
Edmilson Carneiro: 926 votos
Françuila: 607 votos
Raimundo Monteiro: 4.307 votos
Rodrigo Comerciário: 997 votos
Votação das chapas:
Renovar é Preciso (Rodrigo Comerciário): 950 votos
Unidade Petista (Bira do Pindaré): 1.949 votos
Permanecer na Luta (Augusto Lobato): 1.062 votos
Em Defesa da Nossa História (Dutra): 2.428 votos
A Força que Vem da Base (Edmilson Carneiro): 1.150 votos
Construindo um Novo Maranhão (Raimundo Monteiro): 3.777 votos
Construindo a Mudança (Françuila): 578 votos
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Sarney descendo
O motivo alegado é o seguinte: em função dos escândalos recentes, empresários e admiradores do senador desistiram de contribuir para manter a fundação. Sarney diz que os custos da fundação chegam a R$ 70 000 mensais. “Não temos mais dinheiro,” diz o senador.
Eu acho que a simples decisão de fechar as portas da fundação Sarney pode representar um avanço cultural para o país.
Também pode ser interpretada como uma confissão. Nem Sarney acha que vale à pena preservar sua memória.
Mas admito que não conheço o valor dos documentos históricos ali reunidos. Pode ser que existam registros importantes. Mas não é isso o que importa, agora.
A decisão confirma tudo aquilo que se conhece sobre José Sarney.
Durante anos a fio ele construiu e manteve sua fundação com dinheiro público, seja na forma direta, seja na forma de convênios e subsídios. Na prática, Sarney queria que o contribuinte pagasse por cada centavo da Fundação, até pelo mausoléu aonde pretende ser enterrado.
Quando os patrocinadores desaparecem, afugentados pela sequencia de escândalos produzida à sua volta, Sarney coloca-se na posição de vítima e diz que vai desistir da fundação.
Seria uma medida prudente, caso a Fundação fosse um time de futebol de várzea onde os cartolas brigaram com a padaria do bairro e agora não tem como comprar um novo jogo de camisas. Ou se a Fundação fosse uma entidade de idéias políticas tão radicais e inconvenientes que seus dirigentes fossem obrigados a cortar gastos e custos em tempos de crise. Não é nada disso.
Os negócios da familia vão bem. A filha Roseana retornou ao governo do Maranhão depois de vencer o governador eleito na Justiça Eleitoral. O filho continua influente no comando das empresas da família, a ponto de conseguir censurar o jornal Estado de São Paulo. Em resumo: se faltam patrocinadores para a fundação, não há notícia de que os Sarney tenham empobrecido nos últimos anos. Também não ficaram menos influentes.
No mundo inteiro, famílias que acumularam grandes fortunas costumam criar uma fundação para gerir seus negócios — e ela cuida de alimentar atividades culturais ligadas a vida e a obra de seu patrono e inspirador. Pede contribuições externas, mas não deixa de colocar a mão no bolso para garantir o caixa. Mesmo no Brasil, existem entidades assim, ainda que sejam raras.
Com a decisão de Sarney, a fundação que leva seu nome irá se transformar numa continuação da carreira política do Senador, que sempre perguntou o que o país e o pobre povo do Maranhão poderiam fazer por ele — e nada fez em retribuição.
A medida, no fundo, é coerente com a trajetória de um político que usou dinheiro público até para dar emprego ao namorado da neta, não é mesmo?
--
Bruno Rogens
Francisco Brito da Silva, nascido a 17 de outubro de 1961, filho de Roseno Rodrigues da Silva e Luzia Brito da Silva, um casal de Agricultores Familiares, hoje aposentados e separados.
Viveu seu primeiros dias de vida, de 0 a 11 anos, nesta casa (foto a esquerda), na localidade Mangabeira do Pedro Avelino, Município de Timon estado do Maranhão, a 57 km da sede do município.
Mudou-se para Timon aos 11 anos, em 1972, onde foi morar com seus avos (João Rodrigues de Araújo e Arcângela Marques da Silva), ambos falecidos.
MUITO BOM! LEIAM COM ATENÇÃO E UMA ÓTIMA SEMANA... BEIJOSSSSSSSSSSSSS
Muito interessante!!
A medida que envelheço e convivo com as mulheres, valorizo mais ainda as Que estão acima dos 30; elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar; se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua Volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer... E geralmente é alguma coisa bem mais interessante;
Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam;
Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.
Você nunca precisa confessar seus pecados... Elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho.
O mesmo não acontece com mulheres mais jovens...
Mulheres mais velhas são diretas e honestas.
Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!!! Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela, basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos!!!
Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 Anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um Careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 Anos...
Senhoras, eu peço desculpas!!!
Para todos os homens que dizem: 'Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?', aqui está a novidade para vocês: - Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?
'Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!'.
Nada mais justo ! (ARNALDO JABOR)